Em que momento termina a oração e começa a vida? A pergunta parece estranha, mas diz muito sobre a maneira como aprendemos a organizar nossos dias. Há a hora de rezar e a hora de trabalhar. O momento da missa e o momento das tarefas. O domingo e a segunda-feira. O silêncio diante de Deus e a correria que começa assim que nos levantamos. Sem perceber, podemos construir uma vida dividida em pequenos compartimentos. Deus ocupa um deles.
Rezamos pela manhã e depois seguimos o dia. Fazemos o sinal da cruz antes de sair de casa ou rezamos no carro e mergulhamos nos compromissos. Participamos da celebração no domingo e, na segunda-feira, enfrentamos novamente reuniões, estudos, trânsito, mensagens, prazos, contas, louça, cansaço. Mas será que a oração foi feita para ocupar apenas uma parte da nossa vida?
A tradição espiritual da Igreja oferece uma resposta bonita a essa pergunta. Uma das expressões mais conhecidas associadas à espiritualidade beneditina, por exemplo, é ora et labora: reza e trabalha. À primeira vista, parece simplesmente uma divisão equilibrada do tempo: algumas horas para Deus, outras para o trabalho. Entretanto, o sentido dessa regra de São Bento é muito mais profundo. Não se trata apenas de alternar oração e trabalho, mas de permitir que ambos comecem a pertencer ao mesmo movimento interior.
Precisamos estar sós. Precisamos estar juntos.
A vida espiritual quando alcança sua maturidade, começa a guarda uma sabedoria profundamente humana: ninguém consegue viver somente na solidão, assim como ninguém consegue viver permanentemente mergulhado no barulho dos outros. Ela derruba o nosso “achismo” de que para falar com Deus precisamos nos afastar de tudo e de todos, e igualmente, que só conseguimos dialogar com Ele, quando estamos agrupados. Precisamos de comunidade. Precisamos de rostos, conversas, afeto, correção, amizade, partilha. É na relação que aprendemos a sair de nós mesmos. Mas também precisamos de um espaço onde não seja necessário responder imediatamente a ninguém. Um lugar para perceber o que está acontecendo dentro de nós, reencontrar nossa própria voz e permanecer diante de Deus sem plateia. Quando uma dessas dimensões desaparece, algo em nós se desequilibra.
Comunidade sem interioridade pode nos fazer viver apenas a partir das expectativas dos outros. Solidão sem comunhão pode nos fechar em nós mesmos. Por isso, a tradição espiritual da Igreja, sobretudo dos padres do deserto, nos coloca que, não devemos escolher entre uma coisa e outra. Devemos aprender a alterná-las.
Há momentos em que devemos estar sozinhos diante da Palavra. Em outros, rezamos com nossa família, amigos, comunidade. Depois trabalhamos, cozinhamos, limpamos, estudamos, plantamos, escrevemos, ensinamos. E, ao longo do tempo, essas experiências deixam de ser fragmentos isolados. Começam a formar uma única vida. Isso também pode e ouso dizer, “deve” nos ensinar alguma coisa.
A oração que continua depois do amém
Existe uma maneira de rezar que termina quando fechamos o livro, deixamos a igreja ou dizemos “amém”. Existe outra que continua. Não porque permanecemos repetindo fórmulas durante todo o dia, mas porque aquilo que encontramos na oração começa a atravessar nossa maneira de viver. Uma palavra do Evangelho permanece conosco enquanto dirigimos. Um salmo encontra linguagem para uma tristeza que não sabíamos expressar. Uma frase escutada na celebração reaparece no meio de uma decisão. Uma palavra como paz, misericórdia, graça ou amor ganha lentamente espaço dentro de nós. A Palavra deixa de ser somente algo que lemos e começa a nos ler.
É isso que a lectio divina procura cultivar. Não se trata de consumir muitas páginas da Bíblia nem de encontrar rapidamente uma explicação para cada versículo. Às vezes, uma pequena passagem basta. Lemos. Voltamos. Permanecemos. Deixamos uma palavra ressoar. E seguimos o dia carregando-a conosco. Aos poucos, ela encontra nossas memórias, perguntas, afetos e decisões. A mesma Palavra que ontem parecia distante pode, em outro momento da vida, abrir um mundo inteiro diante de nós.
Há dias em que precisamos das palavras dos outros
Nem sempre conseguimos dizer a Deus o que sentimos. Há dias em que a alegria transborda. Em outros, estamos cansados demais até para organizar uma oração. Existem momentos de gratidão, mas também existem raiva, medo, frustração, culpa, esperança, desejo, luto. É por isso que os Salmos continuam tão humanos. Neles encontramos gente que agradece, celebra, chora, reclama, pede socorro, reconhece seus erros e pergunta a Deus onde Ele está. Não precisamos chegar diante de Deus com sentimentos previamente organizados. Podemos chegar como estamos.
Quando rezamos essas palavras junto com outras pessoas, acontece ainda outra coisa: percebemos que nossa oração não pertence somente a nós. Há dores que não estamos vivendo, mas que alguém está. Há pedidos que hoje não seriam nossos, mas são de outra pessoa. A oração comunitária alarga o coração. E a oração pessoal nos devolve à intimidade. Não precisamos escolher entre as duas.
Quando as mãos também rezam
Possivelmente uma das intuições mais belas dessas antigas tradições espirituais esteja justamente aqui: depois de algum tempo, até o trabalho pode adquirir uma qualidade de oração. Não porque toda tarefa seja agradável. Há trabalhos cansativos. Há rotinas repetitivas. Há dias em que simplesmente fazemos o que precisa ser feito. Mas oração e trabalho não precisam viver em mundos separados.
Quem prepara uma refeição pode fazê-lo como cuidado. Quem ensina pode reconhecer naquela sala pessoas confiadas à sua responsabilidade. Quem limpa uma casa pode perceber a dignidade daquele espaço. Quem escreve, atende alguém, estuda, administra, planta ou cuida pode oferecer também suas mãos. O trabalho deixa de ser uma interrupção da vida espiritual. As mãos continuam aquilo que o coração começou. É aqui que ora et labora ganha uma força inesperada: rezar e trabalhar não são dois caminhos paralelos. Podem se encontrar na mesma pessoa.
Tornar-se inteiro
Uma excelente ferramenta para integrarmos nossa oração à vida são os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Eles transformam a rotina ao estruturarem a oração cotidiana, permitindo que a própria vida se torne o espaço do encontro com Deus. Ajudam a vencer a si mesmo e a eliminar afeições desordenadas, dando clareza para discernir escolhas alinhadas a um bem maior. Eles funcionam como um alimento revigorante para a alma, promovendo união entre disposição e escuta atenta da voz de Deus no cotidiano. Os exercics conduzem ao reconhecimento das próprias luzes e sombras, libertando o indivíduo de travas internas para viver com mais sentido e compromisso. Inácio de Loyola quando os pensou, compreendeu que não deveria exigir do exercitante o afastamento dos afazeres; a modalidade na vida cotidiana usa o próprio ritmo do dia como matéria de contemplação. O roteiro estabelecem momentos reservados para meditar trechos bíblicos e realizar exames de consciência, oportunizando que as ações corriqueiras se tornem atos de louvor e discernimento contínuo da vontade de Deus em tempo real.
Trago igualmente como exemplo, Dom Bosco, fundador dos Salesianos, que depois de dois anos de sua morte, abriu-se o processo de sua canonização Como de costume, a Santa Sé designou uma pessoa que teria a missão de apresentar provas impeditivas sobre a santidade do possível santo em questão. Em uma de suas visitas, o advogado do diabo, como era conhecido o encarregado do impedimento da beatificação, interrogou os salesianos com a seguinte questão: “Quando Dom Bosco rezava?”. De fato, a vida nos oratórios era intensa e Dom Bosco, cheio de responsabilidades, não passava muitas horas do seu dia na capela. No entanto, por iluminação divina, um de seus filhos rebateu àquela interrogação, dizendo: “E quando Dom Bosco não rezava?”.! Naquele momento, não somente o advogado do diabo, mas todos os que estavam ali presentes reconheceram que a vida de Dom Bosco foi uma contínua oração e não se resumia apenas à sua presença na capela.
No fundo, essa espiritualidade e tantas outras nos coloca diante de uma pergunta maior: quem estamos nos tornando no meio de tudo aquilo que fazemos? Vivemos facilmente fragmentados. Pensamos uma coisa, desejamos outra, fazemos outra. Somos uma pessoa na oração, outra no trabalho, outra nas redes sociais, outra dentro de casa. A vida espiritual não elimina essas tensões de uma hora para outra. Mas pode iniciar um lento trabalho de unificação. A oração nos reúne por dentro. Pouco a pouco, aquilo que rezamos, fazemos, pensamos e escolhemos começa a conversar. E talvez esse seja um bom caminho para compreender a oração cristã: não apenas falar com Deus, pedir coisas a Deus ou cumprir um momento religioso do dia. Rezar é permitir que Deus participe da vida inteira.
Por isso, não precisamos começar acrescentando mais uma obrigação à agenda. Podemos começar amanhã com algo pequeno.
Escolher uma palavra do Evangelho e carregá-la durante o dia. Fazer alguns minutos de silêncio. Rezar um salmo. Antes de começar o trabalho, oferecer aquilo que nossas mãos farão. No fim do dia, perguntar: onde Deus esteve enquanto eu vivia tudo isso? Com o tempo, uma descoberta pode acontecer. A oração continua sendo aquele momento em que paramos para estar com Deus. Mas deixa de terminar quando nos levantamos. Ela atravessa a porta. Vai conosco para a rua, para o trabalho, para a mesa, para os encontros e para o cotidiano. E então compreendemos uma verdade muito simples: rezar é estar com Deus. Se é assim, a pergunta já não é apenas quanto tempo reservamos para a oração. A pergunta passa a ser outra: como podemos aprender a viver cada vez mais a nossa vida inteira com Ele?









